Crise ou Sucesso?
Saia da Crise – entenda como
E se eu provar que não existe crise?
O Brasil, nos últimos anos, tem enfrentado uma séria crise econômica, política e social, o que gerou e gera falta de credibilidade tanto para os empresários brasileiros, quanto para os investidores estrangeiros.
Com a mudança da realidade política, os empresários e investidores começaram a olhar de forma diferente para o Brasil, pois este sempre foi um dos maiores e melhores países para se investir, uma vez que suas margens de rentabilidade são sempre mais elevadas comparada à de outros.
Ocorre que por questões políticas, principalmente de ajustes econômicos e da votação da Reforma da Previdência, a economia ainda não retomou o seu curso normal, mantendo índices baixos de crescimento.
Diante deste cenário, cabe aos empresários e investidores buscarem novas alternativas para manter e expandir o seu negócio.
Como isso é possível quando temos um cenário ainda tão incerto?
A maioria das empresas foca em vender para particulares e empresas privadas, o que atualmente não tem dado bons resultados, mantendo a queda de faturamento e até da rentabilidade, já que para vender, tiveram que reajustar os preços para baixo, buscando alcançar compradores de outras classes sociais.
O que fazer então?
Há um cliente, aliás, o maior deles, que compra com regularidade e em grande parte dos casos, paga rigorosamente em dia.
Quem é este cliente e onde ele está? A resposta é simples: o GOVERNO.
Muitas histórias são veiculadas, tais como: casos de corrupção, preços baixos e atraso no pagamento que fizeram e fazem com que os empresários e investidores fujam deste mercado, porém isto não reflete a realidade. Os três pontos supracitados não possuem espaço dentro do novo momento político, econômico e social brasileiro.
Em primeiro lugar, a corrupção vem sendo alijada dos hábitos de quem atua neste segmento, pois muitos foram presos e outros ainda o serão, quanto aos preços baixos, isto não reflete o atual cenário, o preço é de mercado e, muitas vezes, maior do que o oferecido na iniciativa privada. No tocante ao atraso de pagamento, de igual forma também é mínimo, pois hoje os agentes públicos tem que atender a Lei de Responsabilidade Fiscal sob pena de sanções e ainda terem seus direitos políticos cassados.
Em resumo: a venda para o GOVERNO é uma das principais saídas para a crise em que vivemos, todavia, para que isso possa ocorrer, os empresários e investidores devem estar amparados por uma boa Assessoria Jurídica que lhes dará todos os subsídios para o ingresso e/ou crescimento neste mercado.
Por Dr. Ruy Brito Nogueira Cabral de Morais | Sócio Fundador
0 Comentários