A influência do IPI no preço
O mês das mães chegou, e a procura por presentes enche os shoppings, lojas e atola o e-commerce. Os assuntos sobre o que dar para sua mãe, tia, avó, ou homenagear a pessoa querida transita pelos lugares mais esperados, com o motorista do Uber, com o porteiro, no elevador e nos grupos de WhatsApp.
Neste tempo de celebração e alegria uma pergunta não para de passar pela mente das pessoas, mas POR QUE os valores do Brasil são tão exagerados?
Tirando as nossas queridas Havaianas, quase todos os outros produtos que compramos têm preços elevados quando comparados aos valores do exterior.
Devemos esse aumento de preço à alta carga tributária. Um deles é o IPI – Imposto sobre o Produto Industrializado. A União é a responsável por instituir os impostos que serão aplicados.
A curiosidade de hoje sobre o IPI é que o seu critério temporal na regra matriz de incidência tributária configura-se pela saída do produto do estabelecimento. Quando falamos de produtos que foram industrializados no exterior, por exemplo, temos duas incidências de IPI: a primeira do IPI sobre a importação do produto, e a segunda quando o produto sai da importadora em direção ao consumidor final ou a outra empresa de revenda, quando o IPI nacional irá incidir mais uma vez.
Esse fenômeno é uma estratégia que o Fisco tem para sempre evitar o chamado “valor tributável mínimo”.
Infelizmente, em contrapartida, temos o encarecimento exacerbado de produtos industrializados.
Dra. Agatha Nogueira | Sócia
0 Comentários